Guia de Universidades

A Engenharia vem evoluindo e crescendo com o passar dos anos e isso se deve ao fato das necessidades da sociedade que cada dia busca por equipamentos mais eficazes.

 

A primeira escola de engenharia no país foi a Academia Real Militar criada em 1810, mas a formação e o trabalho eram direcionados a área militar. Com o desenvolvimento do País no comércio e das obras públicas foi criado o curso de Engenharia Civil, e sucessivamente outros cursos foram sendo criados para atender a necessidade do mercado comercial e do País.

Observa-se esse crescimento da engenharia devido os cursos que foram criados em algumas Instituições Públicas, observe o quadro abaixo:

Curso

Área de Atuação

Local

Engenharia Aeroespacial

Engenheiro Aeroespacial enquadra-se no desenvolvimento de atividades de projeto e manufatura de veículos aéreos e espaciais e de suas partes, na integração de sistemas aeroespaciais, no planejamento da produção, bem como nos serviços de manutenção e comercialização de produtos e serviços aeroespaciais.


http://fga.unb.br/aeroespacial


UnB
UFABC

Engenharia de Alimentos

 

É uma área de conhecimento específica capaz de englobar todos os elementos relacionados com a industrialização de alimentos e que pode através do profissional, com esta formação, potencializar o desenvolvimento deste ramo em todos os níveis: seja na formação de profissionais, no subsídio à elaboração de políticas nos projetos de pesquisa, na atuação dentro das empresas do setor, como na colaboração à preservação da saúde pública.

 

http://www.ufrgs.br/icta/engenharia-de-alimentos

UFRGS

UFCG

UFV

Engenharia de Biotecnologia

 

Forma profissionais capazes de planejar, desenvolver e gerir processos biotecnológicos (bioprocessos), tendo como perspectiva a preservação do ambiente, utilizando para tanto a fusão dos conhecimentos de engenharia de processos e de biotecnologia.

 

http://www.uergs.edu.br/index.php?action=cursosLocaisDesc.php&cod=15

UERGS

UNESP

Engenharia de Materiais

O engenheiro de materiais é o profissional que se dedica ao estudo e desenvolvimento dos materiais para aplicações tecnológicas. Seu campo de atuação está na linha de frente da alta tecnologia, pela simples razão que todos os avanços tecnológicos dependem de avanços nos materiais.

 

http://www.utfpr.edu.br/londrina/cursos/bacharelados/Ofertados-neste-Campus/engenharia-de-materiais

UTFPR

UFABC

UFRJ

Engenharia de Petróleo

O curso de Engenharia de Petróleo visa formar um engenheiro com uma sólida formação técnica, científica e profissional geral que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística em atendimento às demandas da sociedade. 

 

http://www.petroleo.ufrj.br/?p=graduacao

UFRJ

UFES

UFF

 

Engenharia Eletrônica

A Engenharia Eletrônica utiliza os princípios físicos da eletricidade e do magnetismo para a construção, a partir de componentes elétricos e eletrônicos, de uma vasta gama de equipamentos. Uma parte dos trabalhos concentra-se na eletrônica analógica, que envolve aplicações como captação, gravação, amplificação e reprodução de sinais sonoros e de vídeo.

http://www.fga.unb.br/eletronica

UnB

UFRJ

ITA

Engenharia Sanitária

 

O engenheiro sanitarista trabalha com o projeto, a construção, ampliação e manutenção dos sistemas de água e esgoto. Ele administra e gerencia as estações de tratamento, verificando qualidade da água, coleta de lixo, condições do esgoto. Avalia também os impactos que grandes obras terão sobre os mananciais

http://www.eng.ufba.br/site/sanit-ambiental

UFBA

Engenharia Industrial Madeireira

A graduação em Engenharia Industrial Madeireira tem como objetivo formar profissionais conscientes e atuantes no mercado do qual participará, qualificados e aptos  a aplicar os conhecimentos de engenharia e gerenciar indústrias manufaturadoras de produtos a partir da madeira.

 

http://www.florestaemadeira.ufes.br/content/apresenta%C3%A7%C3%A3o-0

UFES